IPTU Porto Alegre 2018: Prefeitura, 2 Via

O IPTU Porto Alegre 2018 é um tributo de competência do município, cobrado uma vez ao ano. O IPTU Porto Alegre 2018 é obrigatório e já no primeiro semestre do ano a prefeitura começa a se organizar para fazer o recolhimento do mesmo.

IPTU Porto Alegre 2018

Imposto Predial e Territorial Urbano

O IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano – é cobrado em cima das construções urbanas, ou seja, se o cidadão tem casa, apartamento, terreno ou qualquer outro tipo de imóvel, ele tem que efetuar o pagamento do tributo.

O valor do IPTU Porto Alegre não é o mesmo para todos, o cálculo é estabelecido com base em uma alíquota que vai incidir sobre o valor venal do imóvel. Portanto, cada contribuinte deve verificar esse detalhe diretamente na guia de recolhimento.

Os valores recolhidos tem destinação específica, abaixo mencionamos quais são elas, dessa forma é possível entender melhor para que serve esse tributo:

  • 25% destinados à Educação;
  • 15% destinados à Saúde;
  • Restante dos valores: destinados a serviços e projetos em áreas de habitação, assistência social, saúde, educação, saneamento e cultura.

Como podemos ver, o tributo tem uma importância grande e por isso que não podemos deixar de efetuar o pagamento do mesmo.

➜➤ Saiba Também Emitir a Guia de:
          IPVA Curitiba 2018
          IPVA Belo Horizonte 2018


2 via IPTU Porto Alegre 2018

Os contribuintes recebem o carnê de pagamento, mas pode ocorrer de algum não receber o mesmo. Seja qual for o caso, se o contribuinte precisa da 2 via IPTU Porto Alegre 2018, esse documento pode ser impresso pela internet.

Imprimir o documento pela internet é muito mais rápido do que emitir nos atendimentos presenciais.

Se você está com dúvidas sobre como proceder, confira as instruções a seguir:

  • A emissão ocorre de duas maneiras, a primeira opção é para quem tem o número de inscrição e a segunda para quem não sabe o número de inscrição;
  • Escolha a opção aplicável ao seu caso e faça o preenchimento dos dados pedidos;
  • Após preencher os dados corretamente clique no botão “Buscar”.

Conheça as opções de pagamento disponíveis para que o contribuinte possa efetuar o pagamento desse tributo:

  • Pagamento em cota única com desconto de 12%, desde que é efetuado dentro do prazo de vencimento;
  • Pagamento parcelado disponível em até 10 vezes e sem incidência de desconto.

Esses descontos foram concedidos no último ano, para o de 2018 a Prefeitura ainda não divulgou, mas quando isso ocorrer, iremos atualizar as informações.


Endereço da Prefeitura Municipal de Porto Alegre

O contato com o atendimento presencial pode ser usado para a finalidade de emissão do carnê também, mas acaba sendo uma segunda opção para aqueles que realmente não conseguem emitir online.

O atendimento online é mais rápido e por isso mais indicado, mas se não for possível utilizar o mesmo, indicamos o uso do atendimento presencial, cujos dados deixamos abaixo.

O telefone para contato serve para tirar dúvidas rápidas, confira:

  • Endereço da Prefeitura de Porto Alegre:
    Praça Montevideo, 10 – Centro, Porto Alegre – RS, 90010-170;
  • Telefone da Prefeitura de Porto Alegre:
    (51) 3289-3701

Procure o atendimento da prefeitura dentro do horário de funcionamento do órgão.

O horário inicia às 08h30 até 12h00, depois abre novamente às 13h30 e encerra às 18h00, a pausa é referente ao almoço dos servidores públicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *