IPTU Atrasado 2018: Como pagar, 2 via, Pagamento, Dívida Ativa

Todos os brasileiros que possuam algum imóvel no país, são obrigados a pagarem imposto. O tributo para esses casos é chamado de IPTU ou Imposto Predial e Territorial Urbano. Evite de deixar o seu IPTU Atrasado 2018 e ter problemas. Saiba como fazer o pagamento do seu IPTU Atrasado 2018 e como regularizar sua dívida!

IPTU Atrasado 2018
IPTU Atrasado 2018

O brasileiro já está acostumado a pagar por diversos impostos e o IPTU é mais um deles que deve ser pago obrigatoriamente, caso você tenha algum imóvel em seu nome.

O cálculo desse imposto é feito com base no valor venal do imóvel e as alíquotas aplicadas em cada município.

O órgão público responsável pela cobrança desse imposto é a Prefeitura, que emite e distribui o carnê de pagamento a todos os cidadãos e emprega o dinheiro arrecadado aonde achar necessário.

É muito importante que os proprietários de imóveis não deixem de pagar esse imposto, pois a Prefeitura tem o direito de tomar a posse do imóvel e leiloá-lo em casos de inadimplência.    

✓ Veja também como conseguir descontos:

2ª via de pagamento do IPTU Atrasado

Muitas prefeituras disponibilizam a possibilidade de fazer a emissão da 2ª via do carnê de pagamento do IPTU 2018 pela internet.

Você precisará apenas informar os números da inscrição estadual do seu imóvel, CPF ou CNPJ.

Geralmente as informações sobre o IPTU ficam logo na página inicial, em algo relacionado a serviços, 2ª via do IPTU.

Disponibilizar esse serviço pela internet foi uma maneira da Prefeitura ajudar os cidadãos que não tenham tempo de se deslocar até a unidade para resolver assuntos considerados simples e rápidos. Em alguns sites inclusive é possível fazer o parcelamento desse imposto.


Pagamento IPTU Atrasado 2018

Assim que você faz a emissão do carnê do IPTU Atrasado 2018, você pode efetuar o pagamento nos principais bancos da sua região que estejam autorizados a receber esse tipo de tributo.

Inclusive, em alguns municípios é possível fazer o pagamento nas Casas Lotéricas também. Veja a lista abaixo como exemplo de alguns bancos que recebem esse tipo de tributo. Acompanhe:

 

  • Itaú;
  • Santander;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Bradesco;
  • Banco do Brasil.

 

Você pode também conversar com o seu gerente para colocar o pagamento desse tributo em débito automático. Lembre-se que o importante é que você efetue o pagamento para que não tenha grandes problemas de perda de imóvel no futuro.


Consulta de dívida ativa

Muitos brasileiros acabam se enrolando nas contas e com isso ficam devendo um dinheiro que não conseguirão pagar. Quando isso acontece, o seu nome entra para o cadastro de dívida ativa.

Cada Governo possui uma lista com o nome de todos os cidadãos que possuem alguma dívida com a União.   

Se você quer consultar se possui o nome na lista de dívida ativa com o Governo Federal, o procedimento é bem simples, basta acessar o site oficial e seguir todas as informações necessárias.

Agora para saber de dívidas com as Secretarias da Fazenda do seu estado, basta visitar o site específico de cada uma delas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *